Amazon é processada por violar as leis de proteção ao consumidor

A Federal Trade Commission (FTC) processou na quarta-feira a Amazon (AMZN) no tribunal federal do estado de Washington por violar as leis de proteção ao consumidor.

O processo alega que o site da Amazon “enganou” conscientemente milhões de consumidores para que se inscrevessem no Prime e depois dificultou o cancelamento.

A Amazon usou designs de interface de usuário manipuladores, coercivos ou enganosos, conhecidos como “padrões obscuros” para induzir os consumidores a se inscreverem em assinaturas Prime de renovação automática, disse a FTC.

Prime é o serviço de assinatura paga da Amazon que inclui entrega mais rápida e acesso a streaming de vídeo, músicas e outros recursos. O serviço custa US$ 139 por ano.

Em tempo, afirma que a empresa complicou conscientemente o processo de cancelamento para assinantes Prime que pretendiam encerrar sua associação.

Este processo é o primeiro da FTC contra a Amazon sob a liderança de Lina M. Khan, que assumiu a presidência em 2021.

Embora tenha ocorrido o processo, os analistas do BofA reforçaram classificação de compra na Amazon, pois acreditam que o processo já era esperado.

Cancelar notificações