Fed mantém taxa de juros nos EUA

O Federal Reserve (Fed), por meio do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) manteve a taxa básica de juros dos EUA nesta quarta-feira após reuniões de política monetária. Hoje, a taxa está definida entre 5% e 5,25%.

Assim, a decisão interrompe o ciclo de aperto monetário, no qual a autoridade monetária elevou os juros por dez vezes seguidas, começando em março de 2022. A decisão foi unânime e está em linha com as expectativas do mercado.

Nesse contexto, o comunicado do FED destacou: “Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica segue crescendo em ritmo modesto. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixo. A inflação continua elevada”.

Além disso, assim como no último encontro, o Fed manteve o discurso de que avaliará os dados para determinar a próxima decisão e destacou que poderá continuar o ciclo de alta caso necessário.

“O Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas”.

Desta forma, em resumo, o Comitê avaliou que a inflação nos EUA permanece elevada. Há desequilíbrios de oferta e demanda ainda relacionados à pandemia, registrando alta de alimentos, energia e maiores pressões de preços.

Na última divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) a inflação registrou 4,0% nos últimos 12 meses. Tal patamar está distante dos 9,1% reportados em junho de 2022.

Contudo, o núcleo do IPC, que exclui inflação de alimentos e energia, segue persistente, registrando alta de 5,3% em março.

Por fim, destaca-se que o próximo encontro do Fomc para decidir sobre os juros americanos será realizado entre os dias 25 e 26 de julho.

Cancelar notificações