O Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) manteve nesta quarta-feira (1) a Taxa Selic em 13,75% a.a., como já esperado pela imensa maioria do mercado.
Com isso, o BC mantém o mesmo patamar da Selic pela 4ª vez consecutiva. A decisão foi unânime, ou seja, todos os oito membros do comitê votaram a favor da manutenção da taxa para em 13,75%a.a.
O Comitê destacou que a decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva.
Ressaltou ainda, que a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Período que inclui o ano de 2023 e, em grau maior, de 2024.
Os membros do Copom afirmaram que o Comitê segue vigilante. Com isso, quer dizer que irá continuar avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período mais prolongado do que no cenário de referência será capaz de assegurar a convergência da inflação.
Além disso, deixa claro que irá “perseverar” até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que têm mostrado deterioração em prazos mais longos desde a última reunião.
Por fim, no comunicado, o BC enfatizou que poderá ajustar a política monetária daqui pra frente. Assim, reforça que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como o esperado.
E você, investidor, acredita que já era hora dos juros caírem, ou acredita que o cenário ainda justifica a manutenção da Selic no atual patamar?