ETFs que pagam dividendos chegam à B3

A partir da próxima segunda-feira (30) a B3 (B3SA3) passará a permitir a listagem de ETFs que pagam dividendos na Bolsa brasileira.

Atualmente, ao contrário do que ocorre nas bolsas americanas, os ETFs listados na Bolsa de Valores brasileira não pagam dividendos.

Eles adotam a política de reinvestir os proventos recebidos das empresas nos próprio fundo, gerando valorização ao cotista, uma vez que, assim, o preço da cota cresça.

No entanto, em breve isso irá mudar. A B3, na pessoa de Gilson Finkelsztain e José Ribeiro de Andrade, presidente e vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, respectivamente, apresentaram a novidade em ofício circular.

Assim, de acordo com tal documento, os proventos poderão ser distribuídos, no mínimo, de forma mensal. Deverão, claro, respeitar a periodicidade e política estabelecida no regulamento de cada fundo. O atual processo de listagem dos fundos permanece inalterado.

Por sua vez, as garantias e habilitação de aluguel dos ETFs que pagam dividendos, deverão seguir as mesmas regras já estabelecidas para ETFs de ações locais e internacionais.

Os proventos pagos pelos ETFs terão incidência do imposto de renda a ser retido pelo administrador. A alíquota de é 15%. 

Além disso, vale lembrar que ETFs já listados na B3 não passarão a distribuir proventos, apenas novos fundos que sejam listados nessas condições poderão fazer o pagamento de proventos.

Segundo informação do portal InfoMoney gestores já estão se preparando para lançar ETFs que pagam dividendos e garantir o seu espaço no mercado.

O QUE É UM ETF?

O Exchange Traded Fund (ETF) é um fundo de investimento negociado em bolsa de valores. Portanto, você compra e vende cotas pelo homebroker da sua corretora, assim como faz com ações e fundos imobiliários, por exemplo.

Além disso, em geral, o ETF possui gestão passiva, com performance atrelada a um índice de referência. Este índice, por sua vez, traz uma cesta de diferentes ativos, como ações de empresas, criptoativos ou até de títulos de renda fixa.

Alguns exemplos de ETFs negociados hoje no Brasil são: IVVB11; BOVA11; SMAL11, dentre outros.

E aí, investidor, gostou da novidade?

Você, assinante myProfit, pode ficar tranquilo (como sempre)! Se investir em ETF que paga dividendos, os valores recebidos entrarão na sua conta aqui na myProfit automaticamente!

Cancelar notificações